Tripoli, Líbia (PANA) – Os trabalhos da quarta reunião da Comissão Militar Mista 5+5 iniciaram-se terça-feira, em Sirtes (centro), sobre a implementação do acordo de cessar-fogo, nomeadamente a abertura da estrada costeira e a retirada de combatentes e mercenários estrangeiros do país.
O encontro começou à porta fechada, na presença do presidente do Conselho presidencial líbio, Mohamed Al-Manfi, dos seus dois vice-presidentes, Abdallah Al-Lafi e Moussa Al-Kouni, e do enviado especial do Secretário-Geral das Nações Unidas e chefe da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), Jan Kubis..
A implementação dos termos do acordo de cessar-fogo assinado a 23 de outubro em Genebra, na Suíça, nomeadamente a rerirada de combatentes e mercenários estrangeiros da Líbia e a abertura da estrada costeira entre Sirtes e Misrata (220 quilómetros a leste de Trípoli), figuram entre os temas agendados.
As novas autoridades líbias, assim como as Nações Unidas e alguns países da comunidade internacional preconizaram também a retirada de mercenários estrangeiros da Líbia a fim de se certificar da soberania, unidade e independência do país.
O Conselho de Segurança das Nações Unidas adotou uma resolução relativa ao envio de seus observadores para controlarem o cessar-fogo concluído entre protagonistas líbios.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 28abril2021