Agência Panafricana de Notícias

Líbia valida 4 mil 359 candidaturas às eleições legislativas

Tripoli, Líbia (PANA) – Quatro mil 359 dos 4679 candidatos às eleições do Congresso Nacional na Líbia (Assembleia Constituinte) foram validados pela Autoridade Suprema de Aplicação das Normas de Integridade e Nacionalismo (ASANIN), tendo os restantes sido rejeitados.

Num comunicado divulgado terça-feira à noite, em Tripoli, sobre os resultados definitivos da lista dos candidatos às eleições, a Autoridade precisou que foram aceites dois mil 552 candidatos independentes de um total de dois mil 752 processos, com a rejeição de 200 outros.

A nível das listas dos partidos políticos, foram aceites mil 807 candidatos de um total de mil 927, enquanto os restantes 120 foram rejeitados.

A Autoridade sublinhou no seu comunicado lido durante uma conferência de imprensa pelo seu porta-voz, Omar Mustapha Al-Habassi, que vai aplicar as normas de integridade e nacionalismo ao presidente e aos membros do Congresso Nacional a serem eleitos a 19 de junho, conforme a lei e se houver provas de inobservância de tais comandos normativos.

A ASANIN é uma instância criada em virtude de um decreto do Conselho Nacional de Transição (CNT, no poder) para exonerar do seu posto qualquer responsável da administração pública se se provar que pertenceu ao antigo regime de Muamar Kadafi, e rejeitar o processo de qualquer candidato às eleições pelas mesmas razões.

-0- PANA BY/TBM/CJB/IZ 06jun2012