Agência Panafricana de Notícias

Líbia transfere instalações do MNE por razões de segurança

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio decidiu transferir temporariamente os serviços do Ministério dos Negócios Estrangeiros (MNE) para uma outra zona após seu encerramento por um grupo armado há mais de uma semana, refere um comunicado oficial.

A nota indica que o Conselho de Ministros autorizou o MNE a transferir as suas instalações temporariamente para "uma outra zona", depois de analisar examinar as dificuldades encontradas por este departamento ministerial, nomeadamente após o seu encerramento sem motivo aparente, a 26 de junho último, por um grupo armado.

Segundo o comunicado, este encerramento manchou o prestígio da Líbia no estrangeiro, o interesse superior da nação e a vida dos cidadãos líbios no interior do país e no estrangeiro.

O Governo pediu, por outro lado, ao MNE para ativar rapidamente a comissão de revisão das decisões relativas ao envio de adidos técnicos para o estrangeiro.

Regularmente, grupos armados cercam ministérios ou instituições públicas na Líbia para pressionar o Governo em troca de privilégios.

Em abril de 2013, várias milícias armadas cercaram a diversos ministérios, dos quais os dos Negócios Estrangeiros, da Justiça, do Interior e da Agricultura, para reclamar pela adoção duma lei sobre a exclusão da vida política dos apoiantes do antigo regime de Muamar Kadafi.

O Ministério dos Negócios Estrangeiros é objeto de bloqueio repetitivo por grupos armados que protestam contra a presença no seio deste depertamenti de um grande número de ex-colaboradores de Kadafi.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 10julho2014