Líbia suspende testes para contactos de pacientes de coronavírus
Trípoli, Líbia (PANA) - As autoridades sanitárias da Líbia recomendaram a cessação de testes para todos os contactos de pessoas infetadas pelo coronavírus, invocando várias razões das quais a dificuldade de controlar todos os contactos.
Esta medida proposta pelo Comité Científico do Centro Nacional de Luta contra Doenças (CNLD) surge numa altura em que o número de infeções da covid-19 subiu consideravelmente, no país.
As razões estão ligadas ainda à dificuldade de controlar os contactos com o aumento diariamente de novos casos e da pressão sobre o laboratório de referência com a falta de produtos para efetuar os testes, de acordo com um comunicado publicado esta quinta-feira pelo Centro.
A mesma fonte sublinha que "às vezes o resultado de um contacto é negativo, mesmo na hipótese de estar infetado pelo vírus, e em período de incubação, com possibilidade de infeção mais tarde, e então ao saber que o teste é negativo, ele não respeitará as precauções adequadas, expondo assim os seus contactos à infeção”.
O Comité também recomendou que "todos os contactos sejam registados e persuadidos a estar em quarentena durante um período de 14 dias, com um contacto diário com eles por telefone para verificar o seu estado de saúde”.
Apelou para que se continue a colher as amostras dos contactos "de cidadãos de mais de 60 anos de idade, que sofrem de doenças crónicas, e de jovens com obesidade severa e continuar o isolamento durante 14 dias”.
A Líbia registou quarta-feira 251 novos casos de coronavírus, totalizando quatro mil 475 infeções confirmadas das quais três mil 736 casos ativos e em tratamento, 640 recuperações e 99 óbitos.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 06agosto2020