Líbia suspende produção no campo petrolífero El Fil
Tripoli, Líbia (PANA) - A produção do campo petrolífero El Fil, no sudoeste da Líbia, foi suspensa, anunciou quarta-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC), alguns dias após a abertura dos oleodutos de Hamada.
A NOC justificou esta decisão de encerramento do campo petrolífero depois de o comandante da Brigada Khaled Ibn al-Walid, Youssef Houssein al-Tabawi, ter forçado os trabalhadores do local a cessar a produção.
A empresa chamou ao caso "um ato criminoso grave contra o povo líbio e os seus interesses", de acordo com um comunicado publicado no seu site Web quarta-feira.
Segundo a mesma fonte, o incidente "demonstra o incumprimento pelos guardas das instalações petrolíferas das suas obrigações legais de proteção dos estabelecimentos do setor e dos seus trabalhadores".
Pelo contrário, acrescentou, eles "tornaram-se milícias que executam as ordens de dirigentes ilegais para servir interesses estrangeiros".
A companhia petrolífera reiterou igualmente que "irá processar judicialmente os criminosos e tomará todas as medidas legais contra eles".
O encerramento ocorre um dia após o do campo al-Sharara (sudoeste), o maior campo petrolífero da Líbia, com uma capacidade de 300 mil barris por dia, com base em instruções da direção do campo.
A NOC indicou terça-feira que uma força armada entrou no terreno e ordenou aos empregados que parassem de trabalhar imediatamente após as horas de operação e de arranque da manutenção.
A petrolífera líbia anunciou, segunda-feira passada, o levantamento o estado de força maior, nos campos petrolíferos de al-Charara e El Fil, depois da cessão da sua produção, desde 19 de janeiro último.
Vários portos e campos petrolíferos foram encerrados nas regiões leste, sul e centro pela rebelião liderada pelo marechal Haftar, desde 18 de janeiro passado, causando perdas de mais de cinco biliões de dólares americanos.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 10junho2020