Líbia sublinha necessidade de facilitar vistos a seus cidaddãos para Itália
Trípoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba, sublinhou quarta-feira a necessidade de tomar medidas concretas para facilitar a concessão de vistos aos cidadãos líbios desejosos de viajar para a Itália, soube a PANA de fonte oficial.
Durante um encontro em Roma (Itália) com a sua homóloga italiana, Georgia Meloni, Al-Dbaiba reafirmou a importância das relações bilaterais entre os dois países, a de as apoiar e desenvolver em todos os domínios para os interesses comuns dos dois povos.
A delegação líbia assinou, numa reunião paralela, memorandos de entendimento com o Governo italiano nos setores do petróleo e gás natural, e de investimentos conjuntos nas áreas submersas da bacia do Mediterrâneo e nas áreas terrestres da bacia de Ghadames, no sudoeste da Líbia.
As duas partes assinaram ainda memorandos de entendimento nas áreas de ligação elétrica, da emigração e proteção de fronteiras, da ativação de contratos para estações de tratamento de água e esgoto.
Rubricaram igualmente um acordo que consite em ligar a Líbia à Itália através de um cabo submarino, disse um comunicado divulgado pela plataforma governamental líbia "Hakomitna".
Na mesma ocasião foi abordado ainda o acompanhamento dos trabalhos das comissões encarregues do levantamento do embargo aéreo infligido à aviação civil líbia na Itália.
As duas partes estabeleceram também um prazo para o efeito e medidas necessárias a serem tomadas no mesmo sentido.
Criaram uma Comissão Superior Líbia-Italiana e convocaram o Fórum Económico Líbio-Italiano à margem da primeira reunião desta comissão.
-0- PANA BY/IS/SOC/MAR/DD 08junho2023