Líbia solidariza-se com Síria, Turquia e Líbano após sismo
Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro do Governo líbio de Unidade Nacional, Abdelhamid al-Dbaiba, manifestou a plena solidariedade da Líbia para com a Síria, a Turquia e o Líbano após o sismo que atingiu os três países na madrugada da segunda-feira última, fazendo centenas de mortos, soube a PANA de fonte oficial.
Num seu tweet publi ado no mesmo dia, al-Dbaiba endereçou as suas condolências "aos nossos irmãos da Síria, da Turquia e do Líbano pelas vítimas do doloroso terremoto."
Exprimiu a total solidariedade da Líbia e desejou rápidas melhoras aos feridos e sobrevivência àqueles que ainda estejam em vida mas presos em escombros.
Do seu lado, a ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, exprimiu, durante uma conversa telefónica com o seu homólogo turco, Mevlut Cavusoglu, as suas sinceras condolências extensivas ao Governo e ao povo amigos da Turquia pelas vítimas do terremoto ocorrido no leste do país.
Reafirmou, de acordo com um comunicado divulgado segunda-feira pelo seu Ministério, "a total solidariedade do Estado líbio para com os mesmos, pedindo a Deus que lhes dê paciência e conforto diante desta dolorosa aflição na qual compartilhamos a sua dor."
Um forte terremoto de magnitude 7,9 atingiu o centro da Turquia e o noroeste da Síria nessa segunda-feira, matando centenas de pessoas, causando o desabamento de edifícios na área nevada.
Começaram buscas de sobreviventes presos em escombros, segundo a mesma fonte que acrescente que o tremor telúrico foi sentido por habitantes de Chipres e do Líbano.
-0- PANA BY/JSG/MAR/DD 06fev2023