Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia não detetou até agora nehum caso de infeção por coronavírus, declarou sábado o diretor do Serviço de Emergência de Saúde do Ministério líbio da Saúde, Tawfik Haricha.
Segundo Haricha, as autoridades sanitárias tomaram todas as medidas preventivas e implementaram um plano para prevenir a infiltração da epidemia no país.
As estatísticas da Organização Mundial de Saúde (OMS) referem que, até este sábado, 77 mil 662 pessoas foram infetadas pelo coronavírus, incluindo 76 mil 925, na China, o epicentro da pandemia, e no Egipto, o único país africano afetado pela doença.
O coronavírus já causou duas mil 360 mortes em todo o Mundo.
Na sexta-feira, o Centro Nacional líbio de Controlo de Doenças também confirmou que nenhum caso suspeito de coronavírus foi registado na Líbia, com base em dados recebidos da rede de vigilância, investigação e resposta rápida em hospitais e centros de saúde, e do Gabinete Internacional de Supervisão da Saúde, através dos pontos de entrada no país.
Entre as medidas tomadas, o Centro cita a formação de um Comité Nacional de Luta contra o Vírus, o monitoramento contínuo da situação epidemiológica mundial e a ativação da deteção por câmaras térmicas para os viajantes em todos os pontos de passagem do país.
-0- PANA BY/DIM/IZ 22fev2020