Líbia sem casos coronavírus confirmados
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia ainda não registou casos confirmados de infeção pelo vírus corona emergente (Covid-19), mas as autoridades do país já tomaram medidas proativas para combater a disseminação da doença, segundo fonte oficial.
O diretor do Centro Nacional líbio de Controlo de Doenças (CNCD), Badreddine Al-Najjar, sublinhou, durante uma reunião com as Camaras Municipais, quarta-feira, a importância da coordenação entre o CNCD e os Municípios na implementação dos planos traçados para combater a pandemia do Covid-19.
A reunião também discutiu sobre formas de resolver os obstáculos com que o Ministério da Saúde está confrontado no que diz respeito ao trabalho dos Municípios, em termos da preparação da capacidade necessária para o trabalho do pessoal médico e das equipas de emergência dentro de cada município.
Explicou como o Centro funciona para receber relatórios suspeitos e como eles são tratados pela rede de vigilância e inquérito e equipas de resposta rápida do CNCD.
Na quarta-feira, o vice-ministro da Saúde, Mohamed Al-Haitham, presidiu a uma reunião destinada a rever o plano de emergência preparado pelo Centro para trabalhar de forma técnica nos municípios e reduzir o risco de contaminação pelo coronavírus.
No sábado, foram tomadas algumas medidas para limitar a propagação da pandemia, que atingiu os países vizinhos, com o fecho das fronteiras terrestres e o espaço aéreo, a partir de segunda-feira à noite.
Foi igualmente declarado "Estado de Emergência" e a mobilização geral, bem como medidas para impedir a concentração de cidadãos em lugares (praças) públicos, como cafés e outros locais.
-0- PANA BY/DIM/IZ 19março2020