Libia saúda regresso de embaixada da Alemanha ao seu território
Trípoli, Líbia (PANA) - A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros do Governo de Unidade Nacional, Najla al-Mangouch, congratulou-se com o regresso da maioria dos diplomatas da Embaixada da Alemanha a Trípoli após nove anos de atividade da Tunísia, soube a PANA de fonte oficial.
Num twitter, al-Mangouch considerou o gesto "um novo indicador do otimismo dos amigos da Líbia sobre o futuro do país."
"Estou feliz por anunciar que a maioria dos diplomatas alemães mudou-se de maneira permanente para Trípoli depois de quase nove anos na Tunísia", lê-se nesta mensagem publicada na noite de sexta-feira.
Acrescentou que "esta transferência é mais uma indicação positiva do otimismo dos amigos da Líbia sobre o futuro de nosso país e é fruto de esforços contínuos envidados pelo Ministério lìbio daos Negocios Estrangeiros e suas missões diplomáticas no exterior."
Antes disto, o embaixador alemão na Líbia, Michael Ohnmacht, anunciou a transferência final da maioria dos diplomatas alemães da Tunísia para a Líbia.
Num twitter, o diploma alemão escreveu que, se trata de mais um passo para fortalecer as relações entre a Líbia e a Alemanha.
"A maioria dos diplomatas alemães vieram a Trípoli, e o seu foco principal, para o próximo ano, é facilitar todos o processo de transferência dos restantes colegas para a Líbia, incluindo a equipa de emissão de vistos", acrescentou.
Desde o emposse, em março de 2021, do Governo líbio de Unidade Nacional na sequência do Acordo Político entre os partidos líbios, embaixadas de países estrangeiros e representações de organizações internacionais começaram a regressar gradualmente a Trípoli com o restabelecimento da estabilidade, após sua retirada em 2014, devido à deterioração das condições de segurança causada por confrontos entre grupos armados rivais.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/DD 15julho2023