Líbia saúda papel do COMESA na integração africana
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia enalteceu o appel do Mercado Comum para a África Oriental e Austral (COMESA) como um dos maiores grupos económicos regionais que contribuem para a integração africana e para a criação de condições para o comércio e o intercâmbio económico entre os Estados-membros.
Segundo o vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros para a Cooperação Internacional, Omar Ketti, o bloco regional deve abordar todos os desafios que os Estados-Membros enfrentam para alcançar e implementar os seus objetivos a nível nacional,
Ketti falava em nome da ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla al-Mangouch, na reunião ministerial do COMESA aberta terça-feira via zoom, de acordo com um comunicado oficial.
A reunião ministerial examinou vários pontos, com destaque para o relatório sobre o estado de paz e segurança nos países do COMESA e os programas e projetos de desenvolvimento nestes países.
Essa reunião faz parte dos preparativos para a cimeira dos chefes de Estado e de Governo do COMESA, que se realiza, no Egito, a 23 de novembro corrente.
A Líbia aderiu ao COMESA, desde 2005, após a sua fundação, em dezembro de 1994.
O bloco tem atualmente 21 países-membros com uma população total de 475 milhões de habitantes e um produto interno bruto total de 677 bilhões de dólares americanos.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 17novo2021