Tripoli, Líbia (PANA) - O Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros saudou o anúncio pelas autoridades sudanesas da detenção de dezenas de cidadãos seus que viajavam para a Líbia para serem recrutados como mercenários.
As forças de segurança sudanesas anunciaram, domingo à noite, a detenção de 122 jovens sudaneses que alegadamente viajavam para a Líbia para trabalhar como mercenários, sublinhando que serão levados a tribunal por diversas acusações.
"Agradecemos e louvamos o que as forças de segurança sudanesas fizeram para impedir e capturar cidadãos sudaneses de lutam como mercenários na Líbia. -
"Condenamos igualmente as tentativas de alguns países, particularmente os Emirados Árabes Unidos, de explorar a situação humanitária destes jovens em flagrante violação das resoluções do Conselho de Segurança e atirá-los para a fornalha da guerra que apenas os matará e destruirá", afirmou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Mohamed al-Geblawi.
Mercenários russos do Grupo Wagner e milícias Janjaweed sudanesas estão a lutar ao lado das forças rebeldes do marechal Khalifa Haftar, na Líbia.
-0- PANA BY/BEH/DIM/IZ 30junho2020