Líbia saúda apoio da Somália ao seu Governo de União Nacional
Tripoli, Líbia (PANA) - O ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Mohamed Taher Siala, agradeceu quinta-feira ao Governo e ao povo somalis pela sua “posição de apoio à visão do Governo de União Nacional", soube a PANA de fonte oficial em Tripoli.
O diplomata líbio expressou estes agradecimentos durante uma reunião de emergência da Liga dos Estados Árabes, realizada esta semana.
Esta posição líbia foi manifestada durante uma conversa telefónica, entre Siala e o seu homólogo somali, Ahmed Issa Awad, sobre os últimos desenvolvimentos da situação nos dois países, de acordo com um comunicado publicado pelo Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
As duas partes entenderam-se sobre a necessidade duma coordenação entre os dois países e o prosseguimento da mesma sob “qualquer forma que seja, no interesse total dos dois povos irmãos.”
Também estiveram de acordo sobre a coordenação em relação com o combate ao coronavírus (covid-19), tanto ao nível dos dois países como ao nível da União Africana (UA).
A Somália, o Qatar, a Tunísia e a Líbia mostraram-se reservados sobre o comunicado final publicado pelo Conselho da Liga Árabe, ao nível ministerial, no que diz respeito à evolução da situação na Líbia.
O tal comunicado adotou uma resolução de 14 pontos em que sublinhou "a adesão à unidade e soberania da Líbia, à integridade territorial, estabilidade e bem-estar do seu povo e ao seu futuro democrático”, rejeitando ao mesmo tempo todas as intervenções estrangeiras na crise líbia.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 26junho2020