Líbia retoma seu lugar em África
Tripoli, Líbia (PANA) - A resolução da última Cimeira da União Africana que apoia a Líbia para acolher a sede do Banco Africano de Investimento permite que este país do norte de África recupere, no continente africano, o lugar perdido desde 2011, afirmou quarta-feira o Presidente da Comissão Constituinte do referido banco, Mustapha el-Manée.
Os líderes africanos confirmaram, durante a sua cimeira realizada de 17 e 18 de fevereiro corrente em Addis Abeba, sede da UA, o seu apoio aos esforços e visão da Líbia no sentido de fortalecer o papel financeiro de África, saudando o trabalho e os esforços da comissão.
Os esforços envidados pela Líbia e pela Comissão para lançar as atividades do Banco Africano de Investimento estão em plena conformidade com as visões da UA, afirmaram os líderes africanos nessa acasião.
Apelando aos países que ainda não ratificaram o protocolo do Banco para o fazerem com urgência, depois de ter tomado nota da dinâmica neste sentido.
Num comunicado divulgado pela Agência de Notícias Líbia (LANA), El Manée considerou a resolução da UA como resultado dos esforços bem- sucedidos do Estado líbio na defesa do seu direito de acolher a sede do Banco Africano.
É também fruto da liderança da Líbia no fortalecimento das instituições financeiras que constituem um apoio essencial aos esforços de desenvolvimento do continente africano.
Segundo ele, esta resolução, resultante dos esforços excecionais envidados pela Comissão com o apoio do Conselho Presidencial da Líbia, do primeiro-ministro do Governo de Unidade Nacional da Líbia, bem como do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Líbia, marca a retomada do lugar líbio em África após mais de 10 anos de ausência.
-0- PANA AD/IN/IS/SOC/MAR/DD 21fevereiro2024