Agência Panafricana de Notícias

Líbia retoma produção petrolífera

Tripoli, Líbia (PANA) - A Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) anunciou a retomada da produção, estimada em 513 mil 230 barris por dia, pressagiando o reinício rápido da indústria petrolífera no país.

Segundo um relatório da Mellita, empresa de petróleo e de gás encarregada da exploração dos campos petrolíferos da NOC e da companhia italiana ENI, em virtude dos acordos de partilha da produção, a produção poderá atingir 600 mil barris por dia antes do fim do ano em curso.

O relatório indica que no poço « Abu Tfeil », situado no leste do país, a produção atingiu 25 mil barris por dia e as previsões anunciam um nível de 73 mil barris por dia dentro de algumas semanas após os testes de experimentação suplementares deste poço.

Os trabalhos estão em curso com vista à retomada da produção no poço « Al-Ramel », com capacidade de 15 mil barris por dia, bem como a plataforma petrolífera do poço « Al Vil », na bacia de Morzouk, que é um dos maiores jazigos petroleiros e que foi objeto de pilhagem e de sabotagem.

A capacidade de produção do poço « Al-Vil » atinge cerca de 130 mil barris por dia.

No poço « Al-Wafa », situado no sul da cidade de Ghadamès, na fronteira com a Argélia, a produção não foi suspensa durante a guerra e continuou a abastecer diferentes centrais de produção de eletricidade e de gás com uma produção de gás natural de 450 milhões de pés cúbicos por dia e de petróleo de 16 mil barris por dia.

Este jazigo petrolífero e de gás produz igualmente Gás Natural Liquefeito (GNL) estimado em 17 mil barris por dia.

No plano das plataformas onshore, a do complexo de Mellita, em Sabrata (oeste de Tripoli) começará a produção no início de novembro corrente com uma capacidade de 950 milhões de pés cúbicos de gás por dia e 30 mil barris de petróleo por dia.

O poço « Al-Bouri » iniciará também a sua produção, estimada em 40 mil barris de crude por dia, durante novembro corrente.

Com reservas petrolíferas de cerca de 44 biliões de barris, a Líbia mantinha antes da guerra uma produção de um milhão 700 mil barris por dia que faz dela a terceira produtora do ouro negro de África.

O subsolo líbio possui igualmente as maiores reservas de gás estimadas em mais de um trilião 500 biliões de metros cúbicos.

-0- PANA BY/JSG/FK/TON 02nov2011