Líbia retoma produção petrolífera no sudoestea
Tripoli, Líbia (PANA) – O campo petrolífero de al-Fil, no sudoeste da Líbia, retomou as suas atividades, depois de uma interrupção de seis dias, anunciou quarta-feira à noite a companhia Mellitah Oil and Gas.
A companhia garantiu que a produção voltou à normalidade depois da suspensão provocada pelo fecho ilegal de uma válvula do oleoduto de exportação que liga o campo ao complexo de Mellitah (oeste).
Num comunicado, a Mellitah precisa que a direção do campo petrolífero de al-Fil conseguiu reabrir a válvula encerrada, em coordenação com as autoridades competentes, e notou os esforços da Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC) para detetar a avaria e a rapidez da retomada das atividades do campo”.
A NOC anunciou, a 5 de dezembro último, a suspensão da produção no campo petrolífero de al-Fil, enquanto o seu presidente do Conselho de Direção, Mustapha Sanalla, qualificou o encerramento da válvula do oleoduto “de outra tentativa criminosa que mina o trabalho da empresa e prejudica a economia líbia”.
A produção petrolífera do campo al-Fil foi igualmente suspensa a 27 de novembro último, devido a confrontos nos arredores da zona petrolífera, antes de retomar a produção no dia seguinte.
O campo petrolífero de al-Fil está situado na bacia de Morzouk, a 750 quilómetros a sudoeste de Tripoli, e contém reservas que ultrapassam um bilião 200 milhões de barris, segundo a NOC.
O campo, cuja produção diária ultrapassa os 700 mil barris, é gerido pela petrolífera italiana ENI.
A produção do campo de crude é bombeada para o porto de Mellitah, no oeste da Líbia, com vista à sua exportação para Itália.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 13dez2019