Agência Panafricana de Notícias

Líbia retoma negociações sobre questões pendentes

Tripoli, Líbia (PANA) - O Comité Conjunto de Redação de Emendas ao Acordo Político líbio retoma os seus trabalhos esta quinta-feira na sede da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), em Túnis, para resolver questões pendentes, anuncia um comunicado oficial.

De acordo com a MANUL, as reuniões entre o Comité de Redação da Câmara dos Representantes e o Alto Conselho de Estado mostraram os progressos realizados na finalização das emendas ao Acordo Político líbio.

"Reuniões bilaterais e trilaterais com a equipa da MNUL bem como consultas internas no seio das delegações nos dois últimos dias permitiram aproximaram as duas partes", precisa o comunicado.

De igual modo, surgiu uma convergência de pontos de vista no seio do Comité sobre a separação da autoridade executiva do Conselho da Presidência e do gabinete ministerial, enfatiza a MANUL, que especifica que as competências e responsabilidades de cada organização foram, na sua maior parte, identificadas.

O Comité concordou igualmente com o tamanho do Conselho da Presidência, limitado a três membros, dos seus processos de tomada de decisão e dos seus critérios de nomeação, especifica ainda o comunicado da MANUL, que indica que um trabalho mais técnico ainda é necessário para refinar os textos pendentes.

O grupo de diálogo da Câmara dos Deputados (Parlamento) que participa nas negociações do Comité de Redação, que ocorrem sob a supervisão das Nações Unidas, decidiu de reconsiderar a sua decisão de suspender a sua participação, anunciando o seu retorno à mesa das negociações.

Ele exigia que a delegação do Alto Conselho de Estado anotasse os pontos de acordo nas reuniões precedentes para remover qualquer ambiguidade.

O emissário da ONU na Líbia, Ghassan Salamé, propôs um Plano de ação para a Líbia, composto de três fases que abrangem um ano e que começa pela modificação do Acordo Político.

Este plano começa com a revisão do Acordo Político que também afetará a estrutura do Conselho Presidencial, incluindo a realização de uma conferência inclusiva e a adoção de uma Constituição para conduzir à realização de eleições gerais.

-0- PANA BY/DIM/ 19out2017