Tripoli, Líbia (PANA) - Os guardas costeiros líbios socorreram quinta-feira 80 imigrantes clandestinos num barco de borracha ao largo das costas da cidade líbia de Zawiya (45 km a oeste de Tripoli), anunciou a Marinha líbia num comunicado transmitido à PANA, em Tripoli.
Entre resgatados, há 11 mulheres e oito crianças de diferentes nacionalidades, incluindo sudanesa, síria e subsarianas, precisa o comunicado.
Os migrantes foram encaminhados para a cidade de Khumus (120 km a leste de Tripoli), onde receberam assistência humanitária e médica. Os supervisores de resgate aguardam a chegada dos autocarros dos centros de acolhimento para o seu transporte.
A Líbia enfrenta, há várias décadas, ondas de migrantes clandestinos de vários países africanos e asiáticos, que na sua maioria se instalaram, na Líbia, para procurar emprego.
Mas no rescaldo da insurreição popular que derrubou o regime do coronel Muamar Kadafi, em 2011, com a intervenção da NATO, a maioria dos migrantes preferiu partir para a costa norte do Mediterrâneo.
O ritmo de chegada de migrantes clandestinos à Líbia continuou, apesar de todos os perigos associados à sua exploração por gangues de traficantes de seres humanos, ao afogamento no mar e à indiferença dos países de origem, fugindo guerras, conflitos, pobreza e marginalização nos seus respetivos países.
-0- PANA AD/IN/DIM/IZ 18out2019