Líbia "reservada" perante "pacto mundial sobre migração segura"
Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional reafirmou as suas reservas no tocante ao Acordo Mundial sobre Migrações Seguras, Ordenadas e Regulares, soube a PANA de fonte oficial.
A informação foi dada pelo primeiro-ministro líbio, Abdulhamid Aldabaiba, quando discursava quarta-feira última, na cidade do Cairo (Egito), durante uma II Conferência Regional sobre a Análise do Pacto Mundial para uma Migração Segura, Ordenada e Regular na Região Árabe, aprovada pelas Nações Unidas em 2028.
Aldabaida frisou, nessa ocasião, que este pacto aprovado pela Assembleia Geral das Nações Unidas em 2018, visa legitimar a migração ilegal, misturar conceitos entre refugiados e migrantes e distinguir entre países de partida, trânsito e origem da migração.
Citado num comunicado publicado no mesmo dia pelo seu Governo, ele mencionou os esforços envidados pelo Governo líbio de Unidade Nacional para reduzir a imigração ilegal e coordenar com os países regionais e europeus incumbidos de desenvolver um estratégia que regulamente esta questão.
Recordou, para o efeito, que a Líbia acolhera, a 17 de julho corrente, um Fórum Transmediterrânico sobre as Migrações.
Segundo o chefe do Governo líbio, o mesmo encontro versará sobre a problemática da imigração clandestina e lançará uma iniciativa a ser elaborada pelos países concernidos, com base no princípio de respeito e cooperação através de leis e políticas nacionais.
A mesma iniciativa, prosseguiu, basear-se-á igualmento no estabelecimento de um quadro estratégico que reforce o diálogo e a cooperação entre África e a Europa.
Do seu lado, o secretário-geral da Liga dos Estados Árabes, Ahmed Aboul Gheit, sublinhou, na abertura desta conferência, a importãncia da questão migratória e da sua gestão no seio da Liga.
Justificou esta informação pelo facto de alguns países árabes serem considerados como países de trânsito, sublinhando assim a necessidade de se unificar os esforços relativamente a esta questão.
-0- PANA BY/JSG/DD 04julho2024