Agência Panafricana de Notícias

Líbia recusa pedido de França para instalação de base militar

Tripoli, Líbia (PANA) – A Líbia recusou um pedido de França para a instalação duma base militar no sul do país, anunciou o porta-voz do Ministério líbio da Defesa, o coronel Al al-Baress.

Falando quinta-feira à imprensa local, o coronel Al-Baress precisou a inexistência de forças ou de bases francesas no sul da Líbia, desmentindo assim informações divulgadas pelos órgãos de comunicação social.

Ele indicou, por outro lado, que a Líbia apresentou às Nações Unidas um projeto completo e avançado sobre o controlo das suas fronteiras, que vai ajudar as forças líbias posicionadas no sul do país a garantir a segurança das fronteiras após a sua formação sobre a deteção dos movimentos e das violações nas fronteiras sarianas.

Relativamente à situação na província de Kufra, o porta-voz do Ministério da Defesa afirmou que ela se tornou « estável e calma », sublinhando que os acontecimentos que ocorrem periodicamente e que opõem as tribos Al-Zawi e Toubou são essencialmente devidos à circulação de armas e à interpretação de alguns órgãos de comunicação social.

-0- PANA AD/IN/AAS/SOC/FK/TON 1março2013