Trípoli, Líbia (PANA) – A Líbia recuperou o seu nível de produção petrolífera de antes do bloqueio das zonas petrolíferas, em abril último, com uma produção diária de 1.200.000 barris, anunciou a Empresa Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
"Graças aos grandes esforços envidados pelas empresas filiadas na Empresa Nacional de Petróleo e pelas equipas técnicas, nós estamos felizes por anunciar que as nossas taxas de produção atingiram níveis de antes do estado de força maior, ou seja, 1.200.00 barris por dia”, regozijou-se a NOC num tweet publicado domingo último à noite.
O novo presidente do Conselho de Direção da Empresa Nacional Líbia de Petróleo, nomeado pelo Governo de Unidade Nacional, Farhat Ben Gdara, anunciou um dia depois do seu emposse, a 15 de julho último, o fim dos fechos de todos os campos e portos petrolíferos.
Nessa ocasião, anunciou também o levantamento do estado de força maior nestas zonas depois de três meses de bloqueio, na sequência das reivindicações políticas das populações circunvizinhas dos jazigos petrolíferos na Líbia.
Em meados de abril último, estas pessoas vizinhas dos portos petroliferos anunciaram a imposição de um bloqueio das atividades das instalações petrolíferas devido a considerações políticas ligadas à crise dos dois Governos rivais e a reivindicações relativas à repartição equitativa das receitas do ouro negro entre as províncias líbias.
-0- PANA BY/JSG/FK/DD 1agosto2022