Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia acaba de recuperar o seu direito a voto no seio da Organização das Nações Unidas para a Alimentação e Agricultura (FAO), soube a PANA de fonte oficial.
O direito a voto no seio da FAO foi concedido à Líbia neste fim de semana em Roma, a capital italiana, no termo de reuniões da referida instituição, da qual o país estava suspenso durante anos, segundo a mesma fonte.
Nesta 43.ª sessão da Conferência Geral da FAO, a Líbia foi representada pelo seu vice-Primeiro-ministro e ministro da Agricultura e Recursos Animais, Hussein al-Gatrani, segundo um comunicado publicado por Hakomitna (plataforma governemental líbia).
A decisão de restabelecer o seu direito a veto é fruto de numerosos encontros de al-Gatrani com seus homólogos dos países membros desta agência especializada das Nações Unidas, segundo o mesmo documento.
Estes encontros permitira aos participantes discutirem questões atinentes aos meios de apoiarem a posição líbia, lê-se no comunicado.
A Líbia ficou suspensa da FAO devido à instabilidade político-militar resultante do derrube, em agosto de 2011, do então regime de Muamar Kadafi, após 42 anos de poder ditatorial, por uma revolução popular que eclodiu seis meses antes.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 02julho2023