Tripoli, Líbia (PANA) - Um milhão 178 mil 190 doses da vacina Pfizer-BioNTech anticoronavírus foeram entregues segunda-feira, no Aeroporto Internacional de Maitigua, arredores leste da capital líbia, Tripoli, numa doação do Governo norte-americano à Líbia através do sistema COVAX, anunciou o Centro Nacional de Luta contra Doenças.
Num comunicado, o Centro indicou que o seu diretor, Haider Al-Sayeh, esteve na receção da carga, precisando que ela será examinada antes de ser distribuída aos centros de vacinação.
A mesma fonte sublinhou a necessidade de alargar o abastecimento de vacinas aos cidadãos a fim de enfrentar a epidemia.
O embaixador norte-americano e enviado especial na Líbia, Richard Norland, esteve presente durante a receção da doação na companhia da representante especial do Fundo das Nações Unidas para a Infância (UNICEF) na Líbia, Lana Al-Wreikat.
De acordo com a Embaixada norte-americana, esta doação é uma contribuição dos Estados Unidos nos esforços da Líbia para combater a epidemia da covid-19.
Esta é a segunda vez que lotes de vacinas de Pfizer são entregues à Líbia, a partir dos Estados Unidos, no quadro do programa COVAX.
Até agora, um milhão 823 mil 248 pessoas receberam a primeira dose de uma vacina anticoronavírus, desde o lançamento da campanha nacional de luta contra a pandemia, no país, enquanto 786 mil 157 beneficiaram da segunda dose, de acordo com as estatísticas do Centro Nacional de Luta contra Doenças.
-0- PANA BY/IS/FK/IZ 20dez2021