Agência Panafricana de Notícias

Líbia realiza atelier sobre diálogo com islamitas

Tripoli- Líbia (PANA) -- Um atelier sobre o diálogo com elementos pertecentes ao Grupo Líbio Combatente, um grupo islamita extremista, iniciou-se terça-feira em Tripoli, soube-se de fonte oficial no local.
O encontro, consagrado ao diálogo com estes Líbios que até recentemente recorriam ao terrorismo e à violência no seio da sociedade líbia, inspirou-se na experiência da Fundação Kadafi para o Desenvolvimento (FKD) nesta matéria.
Trata-se de demonstrar como, durante anos, a FKD resolveu, com a paerticipação de várias partes, designadamente ulemas, pensadores e elementos pertencentes a este grupo islamita terrorista que, nos 1990, emergiu e optou pela violência como forma de expressão, de acordo com o director executivo desta Organização Não Governamental (ONG), criado pelo líder líbio, Muamar Kadafi.
Precisou que o diálogo levou estes elementos terroristas a abandonarem a violência e deporem armas, anunciando uma revisão espiritual divulgada, há algum tempo, num livro que convenceu eruditos e pensadores no mundo islâmico.
Diversos peritos, pesquisadores, analistas e especialistas de centros e institutos de pesquisas internacionais ligados à luta contra o terrorismo, participam neste encontro.