Tripoli, Líbia (PANA) - O primeiro-ministro líbio, Abdelahamid al-Dbaiba, destacou terça-feira "o papel importante da República Francesa na unificação dos esforços internacionais para reforçar a legitimidade política e o alargamento da soberania nacional do Estado líbio.
Segundo Al-Dbaiba, citado num comunicado do seu serviço de Informação, o papel de França foi igualmente crucial para o fim da presença estrangeira na Líbia.
Al-Dbaiba teceu estas considerações, em Paris (França), durante um encontro com o ministro francês dos Negócios Estrangeiros, Jean-Yves Le Drian, consagrado à coordenação conjunta da Conferência de Berlim II (sobre a Líbia)", bem como às próximas sessões do Conselho de Segurança das Nações Unidas, presididas pela França.
Al-Dbaiba encontra-se em Paris para uma visita oficial, à frente de uma delegação integrada pelo ministro líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional, Najla Al-Mangouch, e pelo ministro de Estado para junto do primeiro-ministro, Adel Jumaa.
Ele tem ainda marcados outros encontros, nomeadamente com o Presidente francês, Emmanuel Macron, de acordo com um comunicado da Presidência Francesa.
França comprometeu-se a renovar, nessa ocasião, o seu pedido de retirada dos mercenários e das forças estrangeiras da Líbia, bem como o seu apoio à organização de eleições, em dezembro próximo neste país.
-0- PANA BY/IS/DIM/DD 02junho2021