Agência Panafricana de Notícias

Líbia reafirma vontade firme de instalar instituições de Estado

Tripoli, Líbia (PANA) - Nenhum evento poderá entravar a vontade da Líbia de continuar a instalação das suas instituições, assegurou o presidente do Conselho Nacional Geral (CNG), Mohamed Al-Megreyef,

O presidente do CNG, a mais alta autoridade da Líbia, fez esta declaração quando inspetava quinta-feira o edifício da Embaixada de França e casas vizinhas afetadas pela explosão do veículo armadilhado que fez três feridos, dos quais dois gendarmes franceses e uma jovem líbia e causou avultados danos materiais.

Al-Megreyef garantiu que os autores deste ato serão detidos e julgados.

Paralelamente, o Conselho Municipal de Tripoli divulgou um comunicado em que condena vigorosamente o atentado qualificando-o de "ato contrário aos ensinamentos do Islão".

O Conselho Municipal de Tripoli sublinha o apoio e a ajuda dados pela França à Líbia durante a revolução de 17 de fevereiro de 2011 que derrubou então regime de Muamar Kadafi que reinava há 42 anos.

Ele lembrou que este país (Franlça) foi o primeiro a reconhecer o então Conselho Nacional de Transição (CNT), promotor da dita revolução.

O comunicado saúda igualmente o papel desempenhado pela França no plano militar para vencer o regime de Kadafi, derrubado em agosto de 2011 após 42 anos de poder absoluto.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/DD 26abril2013