Líbia reafirma vontade de realizar eleições para estabilidade nacional
Trípoli, Líbia (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial da Líbia, Mohamed al-Manfi, reafirmou segunda-feira os esforços do seu órgão "para realizar eleições justas e transparentes "que respondam às aspirações de estabilidade dos Líbios.
Al-Manfi falava num encontro com a conselheira especial do Secretário-Geral das Nações Unidas para a Líbia, Stephanie Williams, a primeira reunião desta com as autoridades líbias, desde a sua chegada à capital, Tripoli, no domingo.
O líder líbio exprimiu o seu apoio à Alta Comissão Eleitoral Nacional, depois das tensões que surgiram no país, desde o lançamento do processo eleitoral, comprometendo a ida às urnas na data prevista, de acordo com um comunicado divulgado pelo Conselho Presidencial.
Stephanie Williams chegou a Tripoli domingo para uma missão de bons ofícios e mediação, bem como interação com atores líbios, regionais e internacionais para continuar a implementação das três componentes do diálogo intralíbio e para apoiar a realização de eleições presidenciais e parlamentares.
O presidente do Conselho Presidencial elogiou os esforços da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL), observando o total apoio da sua instituição para unificar o Exército e todas os outros organismos.
No sábado, o chefe do Estado-Maior do Exército governamental, general Mohamed al-Haddad, reuniu-se, em Sirtes (450 quilómetros a leste de Tripoli), com o general Abderrazek al-Nadhouri, comandante-em-chefe do Exército paralelo baseado no leste, liderado antigo líder rebelde, marechal Khalifa Haftar.
Esta foi a primeira reunião do género entre os Exércitos rivais, visando a unificação da instituição militar líbia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 13dez2021