Agência Panafricana de Notícias

Líbia reafirma encerramento definitivo do processo de demarcação das fronteiras com Tunísia

Tripoli, Líbia (PANA) - O processo de demarcação da fronteira entre a Líbia e a Tunísia já está encerrado definitivamente há décadas sem discussão nem reconsideração, afirmou quinta-feira o Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional.

O processo foi conduzido por uma comissão mista entre os dois países, e o processo tornou-se constante e estável, sem dar azo a nenhuma discussão nem reconsideração, lê-se num comunicado publicado quinta-feira à noite pela mesma instituição.

“As relações fraternas e os laços históricos profundos únem os povos líbio e tunisino, e que asseguram a cooperação estreita e contínua entre as autoridades dos dois países", indica o mesmo documento.

Saudou igualmente o nível de cooperação e coordenação existente entre as duas partes, nomeadamente nos setores da segurança e estabilidade, da promoção do comércio e de oportunidades de investimentos, bem como das viagens e da mobilidade dos cidadãos.

Sublinhou o compromisso dos dois países em intensificar os esforços a fim de garantirem novos progressos e um desenvolvimento conjunto que beneficiem a todos, quer na Líbia quer na Tunísia.

O comunicado foi publicado em reação a uma declaração feita recentemente pelo ministro tunisino da Defesa, Khaled Sehili, durante uma sessão da Assembleia Nacional tunisina, e segundo a qual a demarcação das fronteiras com a Líbia e o seu acompanhamento se farão ao nível de uma comissão mista entre os dois países.

Frisou que a Tunísia não permitiria que um só centímetro do seu território nacional fosse liquidado.

-0- PANA BY/JSG/DD 15nov2024