Agência Panafricana de Notícias

Líbia reafirma apoio ilimitado à causa palestina

Trípoli, Líbia (PANA)  - O presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi, reafirmou “a posição inabalável da Líbia e o seu apoio ilimitado à causa palestina até à criação do seu Estado independente, com a cidade santa de Al-Qods (Jerusalém) como capital”.

Esta posição foi formulada durante uma conversa telefónica que al-Manfi, segunda-feira, com o presidente da Autoridade Nacional Palestina, Mahmoud Abbas, em que ele foi informado sobre a situação nos territórios palestinianos e os acontecimentos em Al-Qods, indica um comunicado do Escritório de Informação do presidente do Conselho Presidencial líbio.

O responsável líbio apresentou as suas condolências às famílias daqueles que caíram na defesa do carácter sagrado da nação árabe e islâmica, enaltecendo a firmeza do povo palestino, de acordo com a mesma fonte.

Por sua vez, o Presidente palestino reafirmou as suas felicitações ao seu interlocutor por  ter sido empossado.

Aproveitou a oportunidade para o informar  sobre a situação atual em Al-Qods, saudando o papel da Líbia no apoio da causa palestina.

O líder palestino sublinhou a sua preocupação em reforçar as relações entre os dois países irmãos, desejando prosperidade à Líbia e ao seu povo, sublinha o comunicado.

As forças israelitas invadiram, segunda-feira de manhã, a mesquita de Al-Aqsa, utilizando balas de chumbo e gás lacrimogéneo, fazendo 612 feridos dos quais 411 transportados para hospitais, de acordo com o Ministério palestino da Saúde.

Em reação,  fações palestinas, na Faixa de Gaza, lançaram cerca de 150 foguetes contra Israel,  dos quais sete em Jerusalém, enquanto o resto dos foguetes caiu nas colónias israelitas.

Muito tarde na noite de segunda-feira, o Exército israelita anunciou o lançamento de uma operação militar na Faixa de Gaza, matando 20 Palestinos, dos quais nove crianças, ferindo 95 outros em bombardeamentos de diferentes zonas do território palestino.

-0- PANA BY/JSG/FK/DD 11maio2021