Líbia reafirma apoio a esforços de mediação entre partes em conflitos no Sudão
Trípoli, Líbia (PANA) - A ministra líbia dos Negócios Estrangeiros e Cooperação Internacional do Governo de Unidade Nacional, Najla Al-Mangouch, reafirmou o apoio e a disponibilidade da Líbia para apoiar os esforços de mediação entre as partes em conflito no Sudão, e apoiar os esforços humanitários em aliviar o sofrimento do povo sudanês devido às recentes circunstâncias pelas quais está passando.
Estas questões foram levantadas durante a reunião na quinta-feira na sede do Ministério das Relações Exteriores e Cooperação Internacional em Trípoli da Sra. Najla Al-Mangouch com o Embaixador da Líbia no Sudão, Fawzi Boumriz, para acompanhar as medidas tomadas pela embaixada para evacuar a comunidade líbia residente no Sudão após recentes desenvolvimentos de segurança em algumas cidades sudanesas, de acordo com um comunicado do ministério.
O Ministro líbio também ouviu o briefing do Embaixador sobre os últimos desenvolvimentos na arena sudanesa, e os esforços que podem ser feitos para ajudar o irmão povo sudanês nestas circunstâncias, bem como a oportunidade de se comunicar com as partes envolvidas no conflito para acalmar a situação e redobrar nossos esforços pela calma e estabilidade.
O primeiro-ministro líbio do Governo de Unidade Nacional, Abdelhamid Al-Dbaiba, confirmou na quarta-feira ao embaixador do Sudão na Líbia, Ibrahim Mohamed Ibrahim, o apoio da Líbia aos esforços das negociações de Jeddah na Arábia Saudita entre os beligerantes sudaneses, garantindo o trabalho com todos os irmãos e países amigos para a estabilidade do Sudão e para fornecer ajuda em alimentos e remédios ao povo sudanês.
O balanço de confrontos armados desde 15 de abril entre o Exército Sudanês do general Abdel Fattah Al-Bourhan e as Forças de Apoio Rápido do general Mohamed Hamdan Daglo é de mais de 700 mortos, 5.000 feridos, 335.000 deslocados e 115.000 refugiados.
-0- PANA BY/IS/MAR 11maio2023