Agência Panafricana de Notícias

Líbia quer reduzir contribuição do petróleo à economia

Tripoli- Líbia (PANA) -- O petróleo representará nos próximos anos apenas 40 porcento da economia líbia sustentada em 75 porcento por produtos combustíveis, afirmou o secretário do Comité Popular Geral (Ministério) líbio da Indústria, Economia e Comércio, Mohamed Haweij.
A Líbia vai trabalhar para diversificar as fontes de redimentos da sua economia, indiou Haweij citado pelo jornal líbio Oyia no seu site Internet.
Ele sublinhou que as novas leis adotadas no país se integram nesta orientação com vista a promover o processo de desenvolvimento da economia nacional através da eliminação de todos os obstáculos que impediram a prosperidade e o crescimento da economia do país.
Haweij afirmou que o seu país projeta a aplicação dum plano de desenvolvimento industrial que envolve a criação de três mil projetos cujos investimentos estimam-se em três biliões 500 mil dinares líbios (1,280 dinares líbios = 1 dólar americano), nomeadamente a indústria do cimento para a produção de 26 milhões toneladas .
Sobre as conclusões dum relatório que dá conta da existência de corrupção na Líbia, ele refutou estas informações, defendendo que elas são "falsas e infundadas".