Agência Panafricana de Notícias

Líbia quer privatizar nove empresas públicas

Tripoli, Líbia (PANA) – O Governo líbio está a examinar a oportunidade da privatização de nove das suas empresas públicas, das quais a companhia de siderurgia (ferro e aço) de Misrata e a de bebidas gasosas no subúrbio de Tripoli, anunciou no fim de semana passado o ministro líbio da Indústria, Suleyman al-Faytouri.

« Estamos a determinar o valor destas empresas e de sete outras unidades industriais antes de tomarmos uma decisão (…) Achamos que o trabalho vai demorar provavelmente três meses », precisou o ministro líbio da Indústria em conferência de imprensa.

A empresa líbia de siderurgia, uma das maiores produtoras de aço na África do Norte, produz em tempo normal um milhão 600 mil toneladas por ano.

Ela foi, no entanto, obrigada a reduzir a sua produção e a encerrar uma das suas oficinas de produção de ferro, no ano passado, devido a cortes repetidos de eletricidade.

A economia do país está confrontada com dificuldades ligadas a problemas de competência e de falta de capitais privados, assinala-se.

-0- PANA AD/IN/TBM/IBA/FK/DD 06jan2014