Agência Panafricana de Notícias

Líbia quer lançar projeto de construção de metro de 10 biliões de euros

Trípoli, Líbia (PANA)  - A Líbia quer lançar um projeto de construção de um metro ao custo de  10 biliões de euros, anunciou o ministro da Economia e Indústria do Governo de União Nacional na Líbia, Ali al-Issawi.

 Falando domingo à noite, em Trípoli, durante uma conferência de imprensa, o governante líbio precisou que o projeto criará quase 40 mil empregos diretos e terá um impacto positivo sobre a economia líbia.

Este projeto não será financiado pelo orçamento do Estado, sublinhou al-Issawi, explicando que haverá um novo mecanismo que permita financiar projetos fora do orçamento, que ele não precisou.

Segundo ele, o Estado não pode permitir financiar tais projetos com o seu orçamento, devido à flutuação dos preços e da produção  de petróleo.

Al-Issawi falou da criação de um comité misto composto de investidores ligados a questões técnicas, referindo que os trabalhos continuarão até que uma fórmula de trabalho apropriada seja encontrada para concluir o projeto do qual nenhuma data limite foi fixada para o seu início.

A Líbia decidiu, em 2010, sob o antigo regime, a criação de uma rede de caminho-de-ferro, no país, e a construção de um metro, em Trípoli, para descongestionar a circulação rodoviária, ao promover  o transporte público, tendo em conta a importância do parque automóvel no país, avaliado na época em mais de um milhão de carros.

Estes projetos foram suspensos na sequência da revolução de 17 de fevereiro de 2011 que provocou a destituição do regime de Muamar Kadafi e a retirada das empresas estrangeiras.

-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 5agosto2019