Libia quer já de volta seu avião cargueiro retido na Ucrânia
Tripoli, Líbia (PANA) - O Governo líbio de Unidade Nacional quer recuperar, o mais de pressa possível, um seu avião cargueiro retido desde 2019 em Kiev, a capital ucraniana, anunciou quinta-feira em Tripoli o primeiro-ministro líbio, Abdelhamid al-Dbaiba.
Al-Dbaiba sublinhou esta necessidade no mesmo dia quando recebia em audiência um novo embaixador da Ucrânia acreditado na Líbia, Volodymyr Khomantis, indica um comunicado do Gabinete de Imprensa e Imagem do primeiro-ministro libio.
O encontro versou por outro lado sobre os últimos desenvolvmentos da situação política nos dois países e meios de reforçar as relações bilaterais e perspetivas do desenvolvimento das mesmas.
O chefe do Governo líbi exortou, nessa ocasião, o seu interlocutor a prosseguir com os esforços de coordenação com vista à abertura da embaixada da Ucrânia em Tripoli.
Por sua vez, Khomantis transmitiu a al-Dbaiba os cumprimentos do Presidente ucraniamo, Volodymyr Zelensky, que saúda a "profundeza das relações bilaterais" entre os dois países.
O novo embaixador ucraniano figura entre seis novos outros que apresentraram, quinta-feira ultima, as suas credenciais ao presidente do Conselho Presidencial líbio, Mohamed al-Manfi.
Trata-se dos embaixadores do Reino da Dinamarca, Darren Rieber, do Reino da Bélgica, François de Mon, da República da Finlândia, Timo Imare Sponen, da República do Vietnam, Nguyen Huy Duong, e da República do Djibuti, Ahmed Ali Berri.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DD 24junho2023