Agência Panafricana de Notícias

Líbia protesta contra inscrição na lista americana de países de risco

Tripoli- Líbia (PANA) -- A Líbia protestou vigorosamente quarta-feira contra a decisão norte-americana de a inscrever na lista de 14 países cujos cidadãos serão submetidos a um controlo sistemático reforçado durante os voos com destino aos Estados Unidos, soube-se de fonte oficial.
Segundo a Agência de Notícias Líbia (JANA), o Comité Popular Geral Líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional convocou quarta-feira em Tripoli o embaixador dos Estados Unidos na Líbia, Gene Gretz, para lhe exprimir os seus protestos num tom severo contra a decisão do seu país.
O diplomata norte-americano, de acordo com a fonte, precisou que a inscrição da Líbia na lista não significa a sua reintrodução na lista norte-americana dos países que patrocinam o terrorismo, afirmando que esta questão foi definitivamente concluída e foi objecto da devida decisão.
Gretz declarou que "nem todos os países da lista são Estados que patrocinam o terrorismo e a Administração norte-americana acha que estes países registaram movimentos extremistas que ela acompanha, visto que os seus cidadãos poderiam entrar nos Estados Unidos".
Por seu lado, o secretário do Comité Popular Geral Líbio das Relações Exteriores e Cooperação Internacional, Moussa Koussa, garantiu ao embaixador norte-ameriano que quaisquer que sejam as denominações e as explicações a Líbia aplicará o princípio da reciprocidade.
Precisou que caso um cidadão líbio for objecto de tais práticas, a mesma coisa será directamente aplicada nos cidadãos norte-americanos que chegarão à Líbia ou que residem no país, considerando que esta reciprocidade é um direito natural.
Segundo a JANA, o embaixador norte-americano pediu um prazo para se informar melhor junto do seu país sobre a inscrição da Líbia nesta lista.
O diplomata afirmou que "as disposições norte-americanas tomadas a este propósito representam um grande erro", adiantando que ele trabalhará "para pôr termo a estes erros da Administração norte-americana".