Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia defendeu a conclusão de um acordo bilateral com o Sudão para a proteção da fronteira comum, em caso de divergências com os demais países vizinhos sobre a importância e a necessidade de ativar o acordo quadripartido celebrado pelos dois Estados com o Níger e o Tchad.
A proposta líbia foi avançada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para os Assuntos Políticos, Mohamed Khalil Issa, durante um encontro terça-feira, em Cartum, com a ministra sudanesa dos Negócios Estrangeiros, Maryam al-Seddik al-Mahdi.
Na ocasião, esta última saudou a sugestão e exprimiu a disponibilidade das autoridades competentes do Sudão para discuti-la e assiná-la, o mais rápido possível, refere um comunicado do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
Durante a reunião de Cartum, Issa observou que se tornou necessário redefinir as fronteiras comuns, para interromper o fluxo de combatentes estrangeiros que estiveram implicados nos combates na Líbia e contribuíram para a instabilidade do país.
Os dois lados acordaram na necessidade de tomar as medidas apropriadas e enviar mais forças para proteger as fronteiras comuns.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 25agosto2021