Agência Panafricana de Notícias

Líbia pretende repatriar capitais no estrangeiro

Tripoli, Líbia (PANA) - O vice-ministro líbio dos Negócios Estrangeiros, Abdelrazack Al-Kuwaydi, analisou, quarta-feira, com uma delegação da Iniciativa de Recuperação de Bens Roubados (STAR, na sigla em inglês) as vias e os meios de repatriar os capitais líbios espoliados e depositados no estrangeiro.

A STAR, criada em 2008 e gerida conjuntamente pelo Banco Mundial e pelo Gabinete das Nações Unidas contra a Droga e o Crime (UNODC), é um programa destino a facilitar aos Governos dos países em desenvolvimento o repatriamento dos bens mal adquiridos enviados ao estrangeiro.

O objetivo da STAR é sensibilizar os países ricos a identificar os circuitos dos capitais e a repatriá-los aos países em desenvolvimento para o financiamento de projetos e de programas sociais e de desenvolvimento que visam facilitar a luta contra a pobreza.

Al-Kuwaydi estuda com uma delegação da STAR as vias a utilizar para identificar os circuitos utilizados por estes capitais e as contas de depósito nos bancos estrangeiros, precisou o porta-voz do Ministério dos Negócios Estrangeiros, Badr Al-Dinne Al-Ghaylouchi.

Falando à imprensa, ele acrescentou que a delegação da STAR apresentou às autoridades líbias todas as garantias relativamente à identificação dos circuitos dos capitais roubados e como fazer para descobrir, no futuro, o conjunto dos capitais e as contas bancárias líbias abertas em estabelecimentos financeiros no estrangeiro.

-0- PANA AD/IN/JSG/MAR/TON 28março2013