Trípoli, Líbia (PANA) - A Líbia já começou a preparar a lei sobre a eleição direita do Presidente líbio pelo povo, anunciou quarta-feira o presidente da Câmara dos Representantes (Parlamento) na Líbia, Aguila Saleh.
Todas as circunscrições eleitorais foram repartidas em todo o país para o respeito pela agenda eleitoral, em dezembro próximo, anunciou Saleh ao enviado do Secretário-Geral das Nações Unidas, Kubiš, durante um encontro em Al-Qobba (leste).
O encontro entre os dois interlocutores foi consagrado à evolução da situação política e do processo eleitoral na Líbia.
Num comunicado, a Câmara dos Representantes acrescentou que o seu presidente confirmou ao enviado das Nações Unidas que respeitou os seus compromissos, apelando a todas as partes para trabalharem com vista a assumirem os seus compromissos, incluindo a nomeação para cargos de direção e de soberania.
Os dois interlocutores sublinharam igualmente, nessa ocasião, a necessidade de se realizar eleições, conforme o seu calendário, a 24 de dezembro próximo, como estipulado no roteiro adotado pelo Fórum do Diálogo Político Líbio.
Membros do Fórum do Diálogo Político Líbio não conseguiram, durante as suas reuniões de 28 de junho a 2 de julho corrente, em Genebra (Suíça), finalizar o projeto de proposta duma base constitucional para as eleições de 24 de dezembro, devido a divergências persistentes, em particular, as relativas à eleição de um Presidente do país, a critérios das candidaturas e às suas prerrogativas.
-0- PANA BY/IS/FK/DD 8julho2021