Agência Panafricana de Notícias

Líbia prepara eleição de autoridade encarregue de redigir Constituição

Tripoli, Líbia (PANA) - O Congresso Nacional Geral da Líbia (CNG, Parlamento) aprovou terça-feira, numa sessão realizada na sua sede em Tripoli, a lei eleitoral da autoridade institucional encarregue de elaborar a Constituição.

A sessão foi exclusivamente dedicada a discussões sobre a lei da eleição da autoridade conhecida sob nome de ''Comissão das Sessenta", demonstrando assim a importância da Constituição cuja elaboração constitui a mais importante missão confiada ao CNG, em conformidade com a declaração constitucional provisória estabelecida pelo ex-Conselho de Transição.

Os artigos desta lei têm gerado muita discussão entre os membros do Congresso Nacional Geral que defendem posições opostas sobre questões políticas, nomeadamente as relativas à representação das mulheres e várias componentes culturais da sociedade líbia no seio da Comissão das Sessenta, o que atrasou a adoção da lei.

Durante as discussões, o Conselho Superior dos Amzigh da Líbia exprimiu a sua oposição ao que chama de "representatividade formal das componentes da sociedade" na autoridade institucional.

O Conselho anunciou num comunicado ''o boicote '' das eleições, com a retirada dos membros que o representam no Congresso Nacional Geral.

O presidente do CNG, Nouri Abu Soheimein deve dirigir-se ao povo líbio, por ocasião da promulgação da lei.

-0- PANA AD/IN/AAS/DIM/IZ 16 julho2013