Líbia prepara campanha de vacinação contra coronavírus
Tripoli, Líbia (PANA) - O Conselho de Administração do Centro Nacional Líbio de Controlo de Doenças (CNLD) discutiu os preparativos para o lançamento da campanha nacional de vacinação contra o coronavírus, no país, nesta segunda-feira, em Tripoli.
A reunião realizada na presença do ministro da Saúde, Ali Al-Zanati, e do diretor do CNLD, Badreddine Al-Najjar, avaliou o mecanismo de funcionamento do Comité e as suas ações o longo de um ano inteiro, para combater a pandemia.
O acompanhamento do seu último trabalho e dos desafios e dificuldades que enfrenta constava igualmente da agenda das discussões.
A pandemia do coronavírus conhece uma propagação, na Líbia, nos últimos dias com o aparecimento das duas novas variantes do vírus, a britânica e a sul-africana, conhecidas pela rapidez da sua contaminação.
Na segunda-feira, um total de 905 novas infeções pelo coronavírus foram detetadas, elevando o número total de infeções confirmadas para 152.510, das quais 10.636 ainda estão ativas, 139.361 curadas e 2.513 pacientes morreram.
O primeiro-ministro Abdelhamid Al-Dbaiba anunciou que a vacina covid-19 será distribuída a todos os Líbios e residentes, sem exceções.
Manifestou a insatisfação com as medidas tomadas pelas autoridades anteriores para fazer face à epidemia.
A Líbia encomendou 12 milhões de vacinas de quatro empresas internacionais e as primeiras doses chegarão ao país, no final de março.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 22março2021