Agência Panafricana de Notícias

Líbia precisa de apoio árabe ao seu único e legítimo governo de união nacional

Cidade do Cairo, Egito (PANA) - O presidente do Conselho Presidencial do Governo líbio, Fayez al-Sarraj, apelou aos Estados árabes a apoiarem e ajudarem o seu governo, por ser o único legítimo na Líbia.

Num discurso diante dos ministros árabes dos Negócios Estrangeiros, reunidos em sessão extraordinária da Liga Árabe sábado no Cairo, al-Sarraj afirmou ter a certeza de que prosseguirá o apoio "ao governo de reconciliação nacional, como o único legítimo na Líbia.

Também disse esperar que este apoio contribua para a reconstrução das instituições estatais civis e militares da Líbia.

A seu ver, esta solidariedade prosseguirá em virtude da Resolução 2259, de 2015, do Conselho de Segurança das Nações Unidas sobre o apoio ao governo de reconciliação nacional, como único governo legítimo.

O mesmo documento, acrescentou, desaconselha a todos os seus membros de se comunicarem com órgãos paralelos a este governo legítimo com pretexto de legitimidade na Líbia, recomendando no entanto o respeito pelo compromisso contido numa declaração da 13ª cimeira da Organização da Cooperação Islâmica (OCI) ocorrida a 15 de abril em Istanbul, na Turquia.

Por outro lado, louvou os países amigos, que apoiaram a Líbia, sublinhando a importância dos resultados da VIII sessão da reunião dos países vizinhos organizada pela Tunísia a 22 de março último bem como da declaração da reunião de Viena, na Áustria, a 16 de maio corrente, sobre a situação na Líbia.

al-Sarraj advogou a aceleração da construção das instituições do Estado líbio em virtude do processo político ditado pelo Acordo de Skhirat, em Marrocos, assinado em dezembro último, cuja legitimidade provém do consenso do povo líbio, sob os auspícios das Nações Unidas.

Reiterou que o governo de reconciliação nacional é o único representante do povo líbio, refutando qualquer legitimidade a qualquer outra instituição que reivindicar esta mesma legitimidade.

-0- PANA BY/BEH/DD 29maio2016