Líbia pondera adesão ao Programa de Desenvolvimento Sustentável da UE
Tripoli, Líbia (PANA) - As autoridades líbias iniciaram discussões com a Missão da União Europeia (UE) sobre a possibilidade de adesão aos programas de desenvolvimento sustentável desta organização comunitária para os países do sul do Mediterrâneo.
O primeiro encontro realizou-se segunda-feira, na presença dos diretores dos departamentos de cooperação internacional, organizações internacionais e organizações da sociedade civil no Ministério dos Negócios Estrangeiros.
O encontro abordou o reforço da cooperação bilateral entre a Líbia e a Comissão da UE e a preparação da assinatura e ativação de memorandos de entendimento em muitos domínios, suspensos desde 2008, de acordo com um comunicado do Ministério líbio dos Negócios Estrangeiros.
A parte líbia foi encabeçada pelo vice-ministro dos Negócios Estrangeiros para a Cooperação e Organizações Internacionais, Omar Keti.
Segundo a mesma fonte, em discussão estiveram igualmente a questão da migração clandestina, o dossiê da organização do trabalho das organizações não governamentais da União Europeia na Líbia e os preparativos para a troca de visitas, entre as duas partes, a partir de setembro próximo, para reforçar as relações entre a Líbia e os países da União Europeia.
País ao mesmo tempo de destino e de trânsito, a Líbia tem sido confrontada, nos últimos anos, com vagas de migrantes clandestinos explorados por redes de traficantes e de contrabandos para organizar viagens através do mar Mediterrâneo, aproveitando-se da insegurança prevalecente no país.
-0- PANA BY/JSG/DIM/IZ 24ago2021