Líbia planeia aumentar produção de petróleo
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia anunciou segunda-feira estar em estudo um plano para aumentar a capacidade de produção das seis empresas petrolíferas tuteladas pela Companhia Nacional de Petróleo (NOC).
O plano foi anunciado durante um reunião realizada, no mesmo dia, em Tripoli, entre o diretor da NOC, Mustapha Sanalla, e os administradores das seis empresas em questão, designadamente Gulf, Sirte, Al Wahat, Akakus, Al Harouj, Nafoussa e Zalaf.
De acordo com um comunicado, o encontro discutiu sobre os mecanismos para implementar o plano de aumento da capacidade de produção e acompanhar de perto os programas propostos para o orçamento excecional aprovado.
No início de outubro passado, o Governo líbio concedeu um reforço orçamental de 1,5 bilião de dinares (cerca de 1,07 bilião de dólares americanos) à NOC para apoiar financeiramente o setor de petróleo e gás, em 2019-2020.
Sanalla aconselhou as seis empresas a implementar programas para aumentar a capacidade de produção através da perfuração e manutenção de poços de desenvolvimento, bem como de novos projetos em Nafoussa e Zalaf, previstos para o período de 1 de outubro de 2019 a 31 de dezembro de 2020.
Assegurou aos seus administradores que a NOC prestou uma grande atenção a este programa e nomeou uma comissão técnica e financeira para acompanhar a sua execução e apresentar atempadamente os respetivos relatórios à instituição e às autoridades competentes.
A produção de petróleo da Líbia situa-se atualmente em 1,3 milhão de barris por dia, enquanto a capacidade real do país atinge normalmente 1,8 milhão de barris diários, uma situação explicada pela insegurança e pelos confrontos armados nas proximidades das instalações de produção e exportação de petróleo bruto.
-0- PANA BY/JSG/CJB/IZ 04nov2019