Líbia perspetiva emitir vistos elétronicos
Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia perspetiva instaurar um sistema de emissão de vistos eletrónicos, anunciou neste fim de semana o Ministério do Interior do Governo líbio de União Nacional.
Para o efeito, um contrato foi assinado, sexta-feira última, entre o Departamento líbio de Passaportes, Nacionalidade e Negócios Estrangeiros e a IBM, uma empresa americana da informática, para a sua implementação.
Num comunicado, o Ministério do Interior disse que o acordo ora rubricado vai ao encontro de instruções do ministro do Interior, Fathi Bachagha, sobre a implementação de um plano geral abrangente para fornecer bases de dados de ponta e sistemas eletrónicos de alto nível.
O convénio vem dar apoio ao Departamento de Passaportes, Nacionalidade e Negócios Estrangeiros para melhorar e elevar o nível de segurança e de trabalho técnico no seio do Ministério, lê-se no documento.
Na sua conta tweeter, o governante líbio descreveu, no mesmo dia, a mudança como "um projeto pioneiro com a empresa americana IBM a fim de criar um sistema de vistos eletrónicos para estrangeiros, de acordo com as mais recentes normas técnicas, a fim de garantir a segurança das informações das agências de segurança sobre estrangeiros e evitar a corrupção e extorsão de fundos a trabalhadores estrangeiros.
-0- PANA BY/JSG/SOC/DIM/DD 02janeiro2021