Líbia perde mais de $ nove biliões por bloqueio de sítios petroleiros
Trípoli, Líbia (PANA) - Um bloqueio de 226 dias de locais de petróleo fez perder ao Estado líbio nove biliões e 103 milhões de dólares americanos, anunciou esta segunda-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC) num comunicado.
Desde 18 de janeiro, vários terminais de petróleo foram fechados ilegalmente, na Líbia.
Além destas perdas financeiras, o fecho ilegal de portos e instalações de petróleo é também um problema na distribuição de energia elétrica com frequentes avárias, segundo a NOC.
O presidente do Conselho de Direção da NOC, Mustapha Sanalla, acusou países estrangeiros de beneficiarem financeiramente da falta de petróleo da Líbia no mercado mundial, alegando que eles " manipulam os rebeldes líbios, com o apoio de mercenários estrangeiros" para instaurar fecho
Num discurso em conferência internacional sobre petróleo, Sanalla explicou que "a maioria dos Líbios querem ver a retomada da produção de petróleo, acompanhada pela transparência real de todas as partes em relação a receitas e despesas" .
Salientou que “o cidadão é o mais afetado pelos encerramentos ilegais impostos nas regiões leste e centro desde janeiro, e que a maior prova é a degradação dos serviços e a persistente falta de liquidez”.
As forças rebeldes lideradas pelo marechal Khalifa Haftar impuseram um bloqueio, desde 18 de janeiro, a campos de petróleo e portos em várias regiões da Líbia sob o seu controlo, resultando numa perda de produção de 800 mil barril por dia de uma produção normal de mais de um milhão e 200 mil barris por dia.
-0- PANA BY/JSG/SOC/MAR/IZ 31agosto2020