Líbia perde mais de $8 biliões por bloqueio de sítios petrolíferos
Tripoli, Líbia (PANA) - As perdas financeiras pelo encerramento de campos e instalações petrolíferas, na Líbia, ultrapassaram os oito biliões de dólares americanos, em 208 dias de bloqueio, anunciou a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
Num comunicado quarta-feira, a NOC precisa a Líbia perdeu 8,221 biliões de dólares americanos com os "encerramentos ilegais de campos e portos petrolíferos", de 18 de janeiro a 12 de agosto deste ano.
Os encerramentos continuaram na sequência do impasse nas negociações para o reinício da produção e exportação de petróleo entre a NOC e o Governo, de um lado, e, do outro, algumas partes internacionais e regionais sob os auspícios da Missão de Apoio das Nações Unidas na Líbia (MANUL) e os Estados Unidos.
No sábado, o presidente do Conselho de Administração do NOC, Mustapha Sanalla, advertiu que "a militarização das instalações petrolíferas, a presença de mercenários e a escalada militar aumentam os riscos dos hidrocarbonetos e materiais químicos armazenados nos portos petrolíferos para os trabalhadores e a população local".
Sanalla alertou também para o risco de "uma catástrofe maior do que a que ocorreu no porto de Beirute", no Líbano, onde causou centenas de mortos e milhares de feridos.
Segundo Sanalla este risco existe devido "à presença de mercenários nas instalações petrolíferas e à militarização destas instalações para a segurança pública dos empregados e residentes locais".
-0-PANA BY/BEH/DIM/IZ 12agosto2020