Trípoli, Líbia (PANA) - O Estado líbio perdeu um total de 9,576 biliões de dólares americanos devido ao fecho dos terminais petrólíferos e à paralisação das operações de produção e exportação, indicou a Companhia Nacional Petróleo da Líbia (NOC).
As forças do marechal Khalifa Haftar bloqueam portos e campos de petróleo nas áreas sob seu seu controlo, desde janeiro passado, causando uma baixa da produção de 800 mil barris por dia (b/d) dos cerca de 1,2 milhão de b/d que o país produzia.
Numa nota divulgada quarta-feira, a NOC precisa que os 9,576 biliões de dólares de perdas foram registados em 235 dias, desde a 18 de janeiro.
A Companhia Petroleira Líbia renovou o seu apelo para a "evacuação imediata das suas instalações de qualquer manifestação militar, a fim de preservar a segurança dos trabalhadores e a integridade das suas infraestruturas".
Salientou que "não tolerará qualquer ato que possa pôr em perigo a vida dos seus funcionários em perigo, ou expor as suas instalações a danos ou destruição, como resultado de atividade militar ilegal".
Na noite de segunda-feira, a NOC denunciou a presença de um navio militar no porto petrolífero de Ras Lanouf, 600 quilómetros a sudeste de Tripoli.
De acordo com a NOC, este navio entrou no porto sábado passado, e ainda se encontra no local.
-0- PANA BY/JSG/MAR/IZ 09set2020