Líbia perde $ 6 biliões com encerramento de sítios petrolíferos
Tripoli, Líbia (PANA) – As perdas ligadas ao encerramento das instalações petroleiras e portos, na Líbia, durante os cinco primeiros meses de 2020, estimam-se em seis biliões de dólares americanos, anunciou segunda-feira o Banco Central de Líbia (BCL).
Num relatório sobre o estado dos rendimentos e despesas, de 1 de janeiro a 31 de maio de 2020, o BCL precisa que os rendimentos petrolíferos fornecidos durante o mesmo período totalizaram quatro biliões e 970 milhões de dinares (cerca de três biliões e 570 milhões de dólares americanos).
Deste montante, dois biliões e 870 milhões de dinares são exportações de petróleo durante o mês de dezembro de 2019, e dois biliões e 100 biliões de dinares de exportações de petróleo de janeiro a maio, dos quais apenas 124 milhões de dinares para maio.
Domingo, a Companhia Nacional de Petróleo da Líbia (NOC) anunciou a retomada da produção, no campo de petróleo de Al-Charara (sudoeste), após longas negociações para abrir o campo "Hamada".
Fechado desde janeiro passado, este campo deve retomar a produção com 30 mil barris por dia, na primeira etapa, devido aos danos resultantes do longo encerramento, devendo atingir o seu potencial pleno em 90 dias.
A capacidade de produção do campo de Al-Charara, um dos mais importantes jazigos petroleiros na Líbia, é de 300 mil barris por dia.
O encerramento de instalações e portos de petróleo, desde 18 de janeiro, provocou uma baixa das exportações de petróleo de 92,3 por cento, no primeiro trimestre deste ano.
De acordo com os últimos dados da NOC, e as exportações iniciais da Líbia passaram de 1,2 milhão para 72 mil barris por dia.
-0- PANA BY/IS/MAR/IZ 08junho2020