Trípoli, Líbia (PANA) - O fecho de sítios de petróleo na Líbia causou perdas de 6,452 biliões de dólares americanos durante o bloqueio de 168 dias, anunciou domingo a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
Os campos e portos de petróleo nas regiões leste, central e sul do país estão fechados, desde 18 de janeiro, pela rebelião liderada pelo marechal Khalifa Haftar.
Os mesmos locais continuam fechados, apesar das negociações que ocorreram entre o Governo, as Nações Unidas e os países da região, que, segundo a NOC, se limitaram "à reabertura da produção depois do teto das oportunidades perdidas de vendas ter ultrapassado mais de seis biliões de dólares americanos, além de perdas e danos nas infraestruturas e nos tanques de petróleo".
A NOC afirma que as negociações, nas últimas semanas, entre o Governo e vários países da região, sob a supervisão das Nações Unidas e dos Estados Unidos, visam retomar a produção de petróleo.
A companhia insiste que seja concluído um acordo que garanta a transparência, a fim de que as receitas de petróleo assegurem a justiça social a todos os líbios.
Indica que pretende incluir no acordo soluções para proteger as instalações petrolíferas e garantir que elas nunca mais sejam usadas como objetivos militares ou como moeda de troca política.
-0- PANA BY/BEH/MAR/IZ 05julho2020