Tripoli, Líbia (PANA) - A Líbia perdeu quatro biliões, 900 milhões de dólares americanos, desde o encerramento das instalações petrolíferas, em janeiro último, revelou quinta-feira a Companhia Nacional Líbia de Petróleo (NOC).
Num comunicado publicado no seu site Internet, a NOC indica que esta perda não é compensável a partir das reservas de divisas, um ato que seria muito prejudicial para o futuro económico do país.
A empresa líbia de petróleo precisou que esta soma poderá cobrir uma parte das despesas do Estado tais como os salários, as subvenções de combustíveis ou a resposta à crise do coronavírus emergente, entre outros.
Apelou "a todos os filhos benevolentes da Nação líbia para fazer prevalecer o interesse supremo da pátria e levantar o cerco aos portos e oelodutos e permitir-lhes realizar normalmente o seu trabalho a favor de todos os Líbios, a fim de apoiar a economia nacional e protegê-la das consequências da falência e da hipoteca dos bancos estrangeiros".
Desde 18 de janeiro último, as forças rebeldes baseadas no leste da Líbia fecharam os portos e os campos petrolíferos nas regiões leste, centro e sul, provocando perdas de mais de 800 mil barris por dia.
A produção atual da Líbia caiu abaixo da linha dos 100 mil barris por dia contra mais de um milhão e 200 mil barris antes do fecho das zonas petrolíferas.
-0- PANA BY/JSG/FK/IZ 28maio2020